Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Concertos RESTART | Dâna, 3 de Março, 19 horas | João e a Sombra, 4 de Março, 21 horas

www.myspace.com/danaagencia

 

Dâna Albergaria pertence à nova geração do Fado.
Nascida no meio da cultura popular, adquiriu cedo um gosto nato pelas tradições e cultura Portuguesa.
Lança o seu primeiro trabalho a solo em 2003 com o titulo “Cantar Português”, onde opta por uma fusão de música tradicional portuguesa, fado e electrónica.
Aos 27 anos, Dâna decide gravar um àlbum dedicado inteiramente ao Fado, nascendo assim ”Sei Finalmente, que mostra a expressão de uma fadista em ascensão.
O seu terceiro trabalho a solo acontece em 2009. “Fado que te amo” conta com fados tradicionais entre os quais, o fado alexandrino, o fado das horas, o fado menor, o fado cravo, entre outros com poemas da autoria de Dâna e Vasco Lima.

 

 

www.myspace.com/joaoeasombra
 

João e a Sombra são um conjunto de canções lentas e de tonalidades melancólicas, cantadas em português, embaladas por acordes menores e dedilhados delicados.
Ouvem-se nelas o trinar de uma guitarra portuguesa, e faz-nos ter saudades do fado pelas vielas de Lisboa; jogos de sinos e percussões suaves que nos embalam como uma caixinha de música enferrujada; um baixo solene e profundo como uma marcha; um piano ou o acordeão a marcar um compasso de valsa; e um coro de vozes que ora nos elevam como um gospel, ora nos vergam sobre a terra como os cantares do campo ou como um requiem sobre o pó.
Não é Fado, não é Tradicional, nem Popular, nem tão pouco Pop ou Alternativa. Ou talvez seja tudo isto, mas sem querer.
Canções sem espartilhos nem molduras para se ouvirem baixinho e de luz apagada. Como um segredo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.